• Mentoria para escritores

A mentoria para escritores é um trabalho sério, cuidadoso e minucioso, que vai além da edição do texto. Trata-se de uma análise profunda dos mais diversos aspectos que compõem a carreira do escritor. Eis alguns:

  • PERFIL: Muitas vezes a única certeza de um autor é a de que ele quer escrever. A paixão o move. Mas não basta paixão para que uma carreira literária seja construída com o máximo de sucesso e com o mínimo de percalços. O mentor entende o tipo de história que o autor quer contar e analisa se aquele gênero, naquelas condições, dentro das tendências editoriais é a mais indicada. Na maioria das vezes, a grande história da vida daquele autor só deve ser lançada quando seu público já for razoavelmente grande. Assim, ele precisa mercadologicamente entender quais são as melhores opções de histórias  para publicar e ganhar público para que o grande livro de sua vida seja lançado com boa aceitação. O mentor orienta o autor nisso.

-

  • TRAMA: No caso de o autor querer escrever uma história e não saber por onde começar, o mentor pode auxiliar nisso, marcando encontros periódicos e extraindo do autor o melhor que ele pode oferecer. Vários brainstorms acontecem, enquanto a história vai surgindo. Quando toda a estrutura da trama já foi definida, o autor senta-se para escrever sozinho. No caso de a história já escrita e constatada que ela é a mais indicada para publicação naquele momento, o mentor faz diversas leituras críticas e edições, sempre embasando seus argumentos para que o autor possa compreender os motivos dos ajustes, que compreendem estrutura, perfis de personagens, linguagem utilizada, foco narrativo. São feitas tantas quantas vezes forem necessárias essas leituras e edições, fazendo com que o texto alterne entre as interações do autor e do mentor. Somente quando o o texto está a contento entre as duas partes é que o mentor passa a fazer a preparação de originais, momento em que finalmente o texto vai chegando ao acabamento final antes de ser revisado.

-

  • DESIGN: O mentor analisará a melhor maneira de "vender" aquele livro por intermédio da capa. Muitas vezes, o autor, em sua inocência e falta de experiência, tem uma ideia de capa de concepção primária, que, além de não refletir com propriedade o conteúdo, também pode prejudicar o alcance desse título. As pessoas compram, sim, pela capa. O mentor trabalha em conjunto com o designer e com o autor em busca do melhor resultado. Esse trabalho dura o tempo necessário.

-

  • MARKETING: Autor e mentor discutirão as estratégias de divulgação, seja por redes sociais e/ou forma impressa. Nessa conversa, mentor também orientará o autor como se portar de maneira eficiente, seja no ambiente virtual e/ou palestras, oficinas e debates. A imagem do autor é nossa responsabilidade.

Esses são apenas alguns pontos. A mentoria engloba diversas outras coisas, como a participação em feitas e eventos. Queremos que nossos autores tenham uma experiência editorial completa, com os melhores resultados. Essa mentoria não pode ser contratada. Ela é apenas disponibilizada aos autores durante a feitura do livro. Somente contratando o publicação completa do livro o autor poderá ter a mentoria.

O mentor

Edson Rossatto

Edson Rossatto é editor da Andross há 14 anos, tendo acumulado experiência em edição de mais de 150 livros, revistas e quadrinhos. Formado em Letras, especializou-se em diversos gêneros literários. Além disso, tem amplo conhecimento em edição de livros acadêmicos e técnicos. Ao seu conhecimento editorial, somam-se conhecimentos de diagramação, …

.